Quem sou eu

Minha foto
Sou uma mulher, não-rica, de várias origens, que nasceu parda e hoje tem cor preta. Odeio rótulos e estereótipos. Luto pela leitura e boa educação do país. Além disso, desejo ser valorizada como agente de transformação numa sociedade que tem como principal tarefa discriminar aquele que é diferente.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Chefe! Incompetente é você!!!




Um trabalhador tem como principal função aplicar suas forças físicas e/ou mentais para desempenhar determinadas funções e como trata-se de um ser humano precisa atender as necessidades fisiológicas, como por exemplo, a alimentação que contribuirá para que esse indivíduo  tenha forças para continuar executando suas tarefas, portanto ele vai precisar de dinheiro para consumir.

Ao procurar um emprego deve-se ter em mente que aquilo que executamos bem será oferecido em troca de um salário, ou seja, você não está pedindo um favor. Assim como uma empresa que oferta um serviço ou produto e cobra um valor por isso.

Cuidado! Nem sempre o cliente tem razão, afinal não é interessante para uma organização manter um cliente que não está dando lucro, que apenas reclama e por mais que haja uma esforço para agradar e atendê-lo bem não há reconhecimento nem tampouco um crescimento financeiro.

As empresas tem consciência dos custos para oferecer serviços de qualidade e para manter um cliente satisfeito, portanto, na vida profissional não é diferente aquele que deseja se destacar precisa executar aquilo que sabe fazer melhor com ótima qualidade para ser reconhecido e bem recompensado não apenas no que se refere às questões financeiras, mas a possibilidade de ser elogiado para outras empresas também.

Nem sempre aquele que não faz um bom trabalho pode ser chamado de incompetente, pois o indivíduo, às vezes, executa uma atividade que não convém ao seu perfil, mas isso não dá direito ao chefe desmerecê-lo pelo simples fato de estar pagando.

O diálogo é fundamental, assim como um bom feedback para acertar aquilo que não está sendo bem feito.

Existem casos que o chefe pensa que sabe tudo por ter uma formação superior ou um conhecimento mais elevado e por isso subestima seus funcionários acusando-os de incompetentes, irresposáveis, desatentos. Será que esse mesmo chefe nunca cometeu um erro ou não está suscetível a cometer? Acredito que o simples fato de ser humano dá-lhe o direito de errar e porque o outro não pode? Clichê ou não eu ratifico: errar é humano, persistir no erro que é ignorância.

CHEFE! Incompetente é você que não sabe perceber o funcionário dedicado que possui, que não ver naquele que errou a oportunidade de ensiná-lo a não errar mais.

CHEFE! Incompetente é você que pensa conhecer tudo, mas não reconhece um bom profissional nem tampouco conhece aquele que te acompanha desde a fundação da empresa e que conhece tudo mais do que você.

CHEFE! Incompetente é você que não conhece nada da sua vida, da sua família, da sua conta, porque tem alguém para resolver e se preocupar por você.

CHEFE! Competente é aquele que acorda às cinco da manhã, pega ônibus cheio, enfrenta filas de engarrafamento, liga para dizer que vai chegar atrasado e mesmo chegando atrasado resolve todas as pendências daquele dia e muitas vezes não resolve tudo porque você chega com algum trabalho que poderia resolver sozinho, porém não o faz e não é por ser superior e sim porque é muito incompetente para executar uma simples tarefa como realizar uma ligação e desmarcar um compromisso.

Aos trabalhadores de todo o mundo eu digo: trabalhar é digno e receber por isso é fundamental para manter-se vivo. Não se humilhem, mas sejam humildes para reconhecer que errou e podem fazer melhor.

TRABALHADOR! Incompetente é você que pensa pedir um favor ao cobrar por um serviço prestado ou vai a uma entrevista e diz que está ali porque precisa do emprego para sustentar a família. Nenhuma empresa ao vender um produto diz que é porque precisa do dinheiro.

TRABALHADOR! Incompetente é você que não reinvindica seus direitos e aceita ser humilhado.

TRABALHADOR! É você quem colabora para sua empresa manter-se de pé e é você quem contribui para a economia girar.

Lembre-se você é importante numa empresa, mas não é insubstituível e se não se esforçar para se destacar vem outro assumir seu cargo e ainda pode ser mais reconhecido do que você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião:

Seja bem-vindo!

Fique a vontade, pois a casa é nossa.